Negociação & comunicação: OPTXP semana 3 - Escola Optimus

Negociação & comunicação: OPTXP semana 3

Para a terceira e última semana da OPTXP, abordamos os temas de negociação e comunicação, também presentes no relatório do Fórum Mundial das economias como habilidades necessárias para o profissional do futuro. Uma vez que, de acordo com o relatório, mesmo cargos técnicos em breve deverão mostrar aptidão com habilidades interpessoais.

Dessa maneira, saber negociar com colegas, gestores, clientes e equipes consta como uma das habilidades imprescindíveis, sendo ela fundamental para alcançar objetivos pessoais e profissionais. Ademais, negociação está naturalmente inserida em na vida humana, mesmo que não percebamos.

Como resultado, negociamos para resolver problemas, chegar a acordos e encontrar soluções, seja em casa ou no trabalho. Sendo assim, definimos negociação como uma situação em que pessoas apresentam seus argumentos e encontram um denominador comum que satisfaça ambas as partes, onde a decisão é compartilhada e beneficia a ambos. Não obstante, negociar não é somente pechinchar, ou levar vantagem, mas sim uma importante ferramenta de solução de conflitos.

Em resumo, no centro dessa habilidade está a comunicação. Saber comunicar é de extrema importância para nós, como humanos. Dessa maneira, comunicamos o tempo todo e na falta dela, surgem problemas. Contudo, nem sempre sabemos exatamente como comunicar uma ideia, nos fazer entender ou até podemos sentir vergonha. Quanto a isso, é importante termos em mente que se pode aprender a comunicar, e a fazer isso bem, se lembre não falamos em público, mas sim com o público, como visto em sala de aula.

Não somente, mas habilidades como gestão de pessoas, coordenação e orientação para servir, que constam no relatório do Fórum Mundial como necessárias, também estão ligadas à comunicação.

Negociação, comunicação e startups em sala de aula

A fim de testar as habilidades de comunicação e criação dos Embaixadores, eles foram convidados a resolver um problema. Para isso, eles deveriam criar um produto que atendesse aos requisitos propostos em sala. O produto uma forma de transporte para uma raça alienígena, levando em conta também as condições geográficas do seu planeta.

Após as criações, os Embaixadores deveriam apresentar seu projeto para a sala a fim de conseguir o máximo de investimento possível, fornecido pelas outras equipes em formas de fichas. O resultado foi muito cativante, você pode conferir algumas das fotos aqui:

As inscrições para a OPTXP infelizmente já encerraram, mas você pode se inscrever para participar do novo semestre da Escola. Se inscreva online através desse formulário, ou ligue para o número (42) 3304-2272 para obter mais informações. Ou se inscreva online através desse formulário.

Faça você também parte do futuro e estude na maior escola de Tecnologia e Criatividade de Guarapuava e Região!

Deixe uma resposta