Código, ensino & tecnologia: OPTXP semana 2 - Escola Optimus

Código, ensino & tecnologia: OPTXP semana 2

Durante o encontro dessa semana os embaixadores trabalharam com conceitos de código, ensino e tecnologia. A fim de demonstrar como um robô ou um computador lê um código foram feitos dois experimentos.

O primeiro dos experimentos envolvia dar direções ou instruções para o professor fazer um sanduíche. Dessa forma, os alunos deveriam escrever o código, ou orientações, com papel e lápis, para que o professor as seguisse, de forma a representar o funcionamento computacional, assim demonstrando como certos processos funcionam ou não. O resultado foi muito divertido e você pode ver algumas das fotos aqui:

Em seguida, passamos para um circuito de obstáculos. Em síntese, os alunos deveriam, à sua maneira, dar instruções para um robô que deveria atravessar o circuito até chegar do outro lado da sala. Para tanto, os professores demonstram o sistema MindStorms, utilizado pela Escola Optimus em sua Jornada de Sci-tech para a programação de robôs EV3.

Logo após, as instruções dadas pelos alunos eram transformadas em código para que o robô os utilizasse, afim de cumprir sua Jornada. É necessário ressaltar que todas as turmas conseguiram cumprir o desafio, com maior ou menos proficiência.

A importância do código e da robótica no ensino

Afinal, quais são as vantagens de aprender a lidar com a escrita de códigos para o ensino?

Embora hoje o uso de programação não seja muito utilizado no ensino, ela pode trazer diversas vantagens, tais como: desenvolver a habilidade de resolver e tratar de problemas lógicos, estímulo da criatividade e do pensamento crítico, ampliar a capacidade de adaptação e familiarização com a tecnologia, entre outros. A saber, você pode acompanhar com mais detalhes seus benefícios e usos através da matéria Programação: 5 benefícios de aprender, aqui do blog.

Mas e a robótica? Quais benefícios ela pode trazer também ao ensino dos Embaixadores?

Primeiramente, devemos ter em mente que a robótica e a programação muitas vezes serão encontradas juntas. E, assim como a programação, ela envolve conhecimentos básicos de matemática e lógica, além de física, onde abordam-se princípios de mecânica, hidráulica, informática, automação, e inteligência artificial. Todos esses conhecimentos envolvidos no funcionamento de um robô, a robótica, como resultado favorece o crescimento intelectual do aluno.

As inscrições para a OPTXP infelizmente já encerraram, mas você pode se inscrever para participar do novo semestre da Escola em suas Jornadas do Conhecimento. Se inscreva online através desse formulário, ou ligue para o número (42) 3304-2272 para obter mais informações. Ou se inscreva online através desse formulário.

Faça você também parte do futuro e estude na maior escola de Tecnologia e Criatividade de Guarapuava e Região!

2 thoughts

Deixe uma resposta