Robótica: Criatividade, Tecnologia & Ensino - Escola Optimus

Robótica: Criatividade, Tecnologia & Ensino

A robótica, com o passar das décadas, tem se tornado um dos ramos mais importantes. Seja na modernização de ferramentas, conceitos, melhorias e de saberes. E, embora a visão comum de robôs seja a de máquinas humanoides, como vistas na literatura, cinema e jogos, os robôs são muito mais do que isso.

Em suma, atualmente os robôs podem ser encontrados em praticamente todos os ramos de ação humana. Seja na agricultura, medicina, indústrias, laboratórios ou nossas casas, pequenos robôs trabalharam para melhorar o funcionamento de atividades mecânicas, como organizar materiais, dados, peças de montagem ou onde se é requerido precisão e frieza, as máquinas tem nos ajudado.

Dessa maneira, a robótica envolve conhecimentos multidisciplinares, tais como as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Sendo assim, o conhecimento de tais áreas se aproxima muito da metodologia STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), uma das metodologias utilizadas pela Escola Optimus em sua grade curricular de robótica, sendo de extrema importância para o desenvolvimento do aluno. Ademais, a aprendizagem de tais conhecimentos é feita de maneira lúdica, utilizando materiais e recursos digitais, o que é completamente relevante para as profissões do futuro.

robo escola optimus
Robô de campeonato desenvolvido por alunos na Escola Optimus.

Quais são os benefícios que a robótica traz para os alunos?

Não apenas a robótica envolve conhecimentos básicos de matemática, física e lógica, onde abordam-se princípios de mecânica, hidráulica, informática, automação, e inteligência artificial, todos envolvidos no funcionamento de um robô, a robótica, como também favorece o crescimento intelectual do aluno.

Podemos resumir os benefícios em 5 pontos principais:

– Experimentação;

– Construção;

– Reconstrução;

– Observação;

– Análise.

Portanto, através do uso da resolução de problemas, seja com a utilização de construções variadas para os robôs, ou de programações em seu controle, os alunos manipulam diferentes conceitos no domínio das ciências.

Uma vez utilizados recursos pedagógicos que estabelecem um ambiente de trabalho escolar agradável, a robótica também estimula outras habilidades. Como o pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, formando pessoas colaborativas e criativas, tanto na vida pessoal quanto profissional.

A fim de colaborar para esse desenvolvimento, a Escola Optimus oferece aulas de robótica que utilizam as mais variadas formas de construção e programação, como o Lego WeDo e EV3, Sphero, Arduino e conhecimentos práticos de montagem e elétrica! A Jornada Sci-Tech é um prato cheio para quem está interessado em fazer parte do futuro.

Portanto, venha conhecer as possibilidades de aprendizado oferecidas pela Escola Optimus! Ligue para o número (42) 3304-2272 para obter mais informações. Ou se inscreva online através desse formulário.

Faça você também parte do futuro e estude na maior escola de Tecnologia e Criatividade de Guarapuava e Região!

Deixe uma resposta